quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saul Bass é homenageado pelo Google em doodle animado

Saul Bass é homenageado pelo Google em doodle animado

Dia 08 de maio. Saul Bass foi um designer gráfico e cineasta, mais conhecido por seu trabalho de design gráfico no cinema e abertura de filmes, pelo qual é considerando por muitos como um paradigma dessa atividade. Wikipédia Nascimento: 8 de maio de 1920, Bronx Falecimento: 25 de abril de 1996, Los Angeles Cônjuge: Elaine Bass (de 1961 a 1996) Obras: Anatomy of a Murder, The Man With the Golden Arm, Exodus, Advise and Consent, In Harm's Way Prêmio: Oscar de melhor documentário de curta-metragem Filme: Phase IV 

Saul Bass é lembrado na data que que faria 93 anos com um doodle animado. Vídeo relembra os designs criados por ele para créditos de filmes Saul Bass, cineasta e designer gráfico americano que se tornou famoso pelo seu trabalho na elaboração e abertura de filmes de cineastas como Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Martin Scorsese, é homenageado nesta quarta-feira pelo Google na data em que completaria 93 anos. O doodle em vídeo mostra uma seqüência animada baseada nos projetos de Bass para créditos de títulos de filmes, que formam o logotipo da empresa. O vídeo tem como trilha a música Unsquare Dance, escrita pelo compositor de jazz americano Davi Bubreck.

Nascido em uma família de imigrantes no Bronx, em Nova York, ele começou a trabalhar na área de anúncios de cinema em Hollywood durante os anos 40. Ele foi contratado em 1954 por Otto Preminger para criar uma abertura para os créditos do filme Carmen Jones, o que ele fez usando um rosa flamejante animada. Até os anos 50, os créditos nos filmes apenas apresentavam nomes e títulos. Por isso, Bass é considerado um pioneiro do cinema com seu trabalho. Saul Bass morreu em 1996, aos 76 anos. Entre suas obras estão os créditos de abertura do filme O Homem do Braço de Ouro (1955) e Anatomia de um Crime (1959), de Otto Preminger, Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Além disso, Saul Bass foi responsável pelo design de marcas famosas, como da aveia Quaker, da companhia aérea United Airlines e da operadora americana AT&T. o designer e cineasta foi premiado com um Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 1968, pelo filme Why Man Creates.  

Os doodles do Google O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário